Somos da geração de “dieters”. São inúmeros produtos disponíveis nas prateleiras dos supermercados gerando muita confusão sobre o que é e o que não é saudável.
Alimentos livres de gordura, pães multi-grãos, sem glúten, vegan… Às vezes, nossos esforços para fazermos as escolhas mais saudáveis podem acabar nos frustrando de modo surpreendente! .
?Veja alguns alimentos para serem retirados da sua lista de “saudáveis”:
✔️Pão integral: termos como integral, multi-grãos, 7-grãos nos soa como saudáveis mas eles podem não conter grãos realmente integrais. Muitos desses pães são feitos com grãos refinados e você não estará recebendo os benefícios nutricionais completos dos grãos inteiros.Como ter certeza? Leia cuidadosamente os rótulos nutricionais. Se a primeira farinha na lista de ingredientes é “farinha refinada”ou “farinha de trigo enriquecida” você não está comprando um pão 100% integral.
✔Produtos Glúten-Free: todos já sabem os MALEFÍCIOS DO GLÚTEN no nosso organismo, porém não ter glúten, necessariamente, não significa ser mais saudável. Muitos alimentos sem glúten podem conter glutamato monossódico, aspartame, sorbitol, sucralose, maltodextrina, xarope de milho rico em frutose e outros aditivos geneticamente modificados.
✔Cereais Matinais: o que muitos desconhecem é que esses alimentos são vazios de nutrientes e repleto de açúcares – provocando picos de insulina – corantes, aromatizantes e conservantes ocasionando malefícios à nossa saúde. As crianças são as maiores vítimas!
✔️Alimentos Fat-Free:
Só porque um alimento não contém gordura não significa que seja um alimento saudável. Comumente quando a gordura é retirada acrescenta-se açúcar para melhorar o paladar e a textura do alimento.
✔️Granola: a primeira vista imagina-se que ela contenha apenas ingredientes nutritivos: grãos, gorduras boas (oleaginosas), sementes e frutas. O problema é que muitas marcas adicionam a esses bons ingredientes grandes quantidades de açúcar, mel, melado e óleo para proporcionar a textura crocante e sabor que conhecemos.
?Enfim, é FUNDAMENTAL que você leia os rótulos para não cair nas armadilhas da indústria alimentícia
Comentar